O segredo para uma gestão de tempo eficaz pode ser aprender a pensar em tomates ao invés de horas. Pode parecer piada, mas milhões de pessoas melhoram comprovadamente os seus resultados de aprendizagem pelo poder transformador da chamada “Técnica Pomodoro”. (Pomodoro significa tomate em italiano. 🍅)
Esse é um método que está se popularizando no mundo e ensina a gerir o tempo. Segundo ele, devemos alternar pomodoros — sessões de trabalho focado — com pausas curtas e frequentes para promover uma concentração sustentada e evitar a fadiga mental.
A Técnica Pomodoro pode ser ideal para você se…
- Pequenas distrações frequentemente desviarem seu dia de trabalho.
- Você consistentemente trabalhar além do ponto de produtividade ideal.
- Você tiver muitas tarefas abertas que poderiam levar um tempo ilimitado (por exemplo, estudar para um exame, pesquisar um post de blog, etc.).
- Você for excessivamente otimista em relação a quanto consegue realizar em um dia (não somos todos assim 🙃).
O que é a Técnica Pomodoro?
A Técnica Pomodoro é um método de gestão de tempo no qual você realiza trabalho focado durante intervalos de 25 minutos — conhecidos como pomodoros — e faz uma pausa de cinco minutos.
Esse método comprovadamente traz alguns benefícios, a saber:
- Melhora o foco.
- Minimiza distrações.
- Previne o burnout.
- Promove a responsabilidade.
- Aumenta a motivação.
É por isso que perfeccionistas e procrastinadores acham útil. É mais fácil se comprometer com 25 minutos de trabalho de cada vez do que com uma tarde inteira de trabalho contínuo.
Qual é a história da Técnica Pomodoro?
A Técnica Pomodoro foi inventada no final dos anos 1980 por Francesco Cirillo, um estudante universitário. Como muitos estudantes sobrecarregados com tarefas e horários de estudo intensos, Cirillo lutava para completar as tarefas sem sentir burnout.
Acreditando que qualquer progresso é um bom progresso, ele se desafiou a apenas dez minutos de foco. Para se comprometer com esse desafio, usou um temporizador de cozinha em forma de tomate, e a Técnica Pomodoro nasceu.
Embora Cirillo tenha escrito um livro de 160 páginas sobre a Técnica Pomodoro (O Sistema de Gestão de Tempo que Muda a Vida), o que leva as pessoas a experimentarem o método Pomodoro é sua simplicidade.
Mas como o Pomodoro funciona?
Aqui está o passo a passo básico para começar a aplicar a Técnica Pomodoro hoje:
- Pegue sua lista de tarefas e um temporizador (o temporizador em forma de tomate é opcional - qualquer temporizador serve!).
- Ajuste o temporizador para 25 minutos e concentre-se em uma única tarefa até o temporizador tocar.
- Quando sua sessão terminar, marque um Pomodoro e registre o que você completou.
- Então, aproveite uma pausa de cinco minutos.
- Após quatro pomodoros, faça uma pausa mais longa, de 15 a 30 minutos.
Melhor ainda, o método Pomodoro é adaptável. Você não precisa se ater a intervalos de 25 minutos. Você pode personalizar seus pomodoros para se adequar às suas necessidades individuais — seja com períodos mais curtos para tarefas desafiadoras ou períodos de foco mais longos para trabalho profundo.
Três regras da Técnica Pomodoro para máxima produtividade
Os sprints de trabalho de 25 minutos são o núcleo do método, mas a prática Pomodoro também inclui três regras para aproveitar ao máximo cada intervalo:
- Divida projetos complexos. Se uma tarefa exige mais de quatro pomodoros, ela precisa ser dividida em etapas menores e acionáveis. Seguir essa regra ajudará a garantir que você avance de forma clara em seus projetos.
- Tarefas pequenas vão juntas. Qualquer tarefa que levar menos de um Pomodoro deve ser combinada com outras tarefas simples. Por exemplo, "escrever cheque do aluguel", "marcar consulta com o veterinário" e "ler artigo sobre Pomodoro" podem ser realizadas em uma única sessão.
- Uma vez que um Pomodoro é iniciado, ele deve tocar. O Pomodoro é uma unidade indivisível de tempo e não pode ser interrompido, especialmente para verificar e-mails, conversas de equipe ou mensagens de texto. Quaisquer ideias, tarefas ou solicitações que surgirem devem ser anotadas para serem retomadas depois.
Em caso de uma interrupção inevitável, faça sua pausa de cinco minutos e recomece. Cirillo recomenda que você acompanhe interrupções (internas ou externas) à medida que ocorrem e reflita sobre como evitá-las na próxima sessão.
A regra se aplica mesmo que você termine sua tarefa antes do temporizador tocar. Use o tempo restante para “overlearning” ou para melhorar habilidades ou ampliar seu conhecimento. Por exemplo, você pode passar o tempo extra lendo revistas profissionais ou pesquisando oportunidades de networking.
A Técnica Pomodoro funciona?
Sim, a “bobagem” arbitrária de usar um tomate como substituto para unidades de tempo realmente ajuda as pessoas a fazerem as coisas. O que torna a Técnica Pomodoro tão eficaz é que ela constrói consistência. Ela ajuda você a estabelecer rotinas e hábitos de trabalho consistentes em vez de esperar pela inspiração.
Quando você se acostuma com a Técnica Pomodoro, evita preconceitos cognitivos de gestão do tempo. Você para de se preocupar com a lista interminável de tarefas e começa a se concentrar no que pode realizar agora. Rotinas e hábitos saudáveis ensinam você a ser mais gentil consigo mesmo e a manter um equilíbrio trabalho/descanso que mantém seu cérebro engajado.
Mais que mais uma receita duvidosa, posso afirmar categoricamente que a técnica funciona mesmo! Quando o estudante está engajado em passar por essa transformação, não tem erro. Tenho trabalhado há anos na orientação de alunos com dificuldade de aprendizagem e a utilização da Técnica Pomodoro é um dos primeiros passos que tenho adotado nas terapias a esse grupo de alunos. Em geral, todos se beneficiam. Aqueles que abraçam o método com dedicação conseguem quase dobrar as suas performances nas mais diversas disciplinas.