A maioria das pessoas escolhe o combustível sem considerar o que realmente interessa
A situação é mais comum do que se imagina, você chega ao posto e tem que decidir se você abastece com etanol ou gasolina. Posso assegurar que mais de 90% das escolhas que são feitas nessa situação são movidas por alguma crença ou mesmo a preguiça de pensar.
De fato sabemos que o etanol rende menos que a gasolina, mas existem situações em que é melhor escolhê-lo, pois dependendo do preço, poderemos ter um melhor resultado do que escolhendo gasolina.
E como fazemos para decidir o que é melhor?! A regra matemática básica para determinar se é melhor abastecer com álcool (etanol) ou gasolina é comparar os preços e calcular a relação entre esses valores. Essa relação é conhecida como “coeficiente de eficiência energética” ou “fator de rendimento”.
Para calcular o coeficiente de eficiência energética e decidir qual combustível é mais vantajoso, é só dividir o preço do etanol, pelo preço da gasolina. Se o resultado for menor que 0,7, geralmente é mais vantajoso abastecer com etanol. Se for igual superior a 0,7, a gasolina será ser a melhor opção em termos de custo-benefício.
Por exemplo, se o preço do etanol for R$ 3,99 por litro e o preço da gasolina é de R$ 5,37 por litro, o coeficiente de eficiência energética será:
CEE = 3,99/5,37 = 0,74, logo, nesse exemplo é melhor colocar gasolina.
Trata-se de um cálculo extremamente simples e que pode ser feito na calculadora de qualquer aparelho celular. Portanto, olho vivo! Não desperdice a oportunidade de fazer uma boa economia.